Pages

terça-feira, 20 de abril de 2010




Maquiagem na medida

O excesso de maquiagem é um fator de aparecimento e de agravamento da acne tardia. É preciso não só reduzir a quantidade de produtos, mas também usar as versões como formulação mais leve, como a maquiagem mineral, que não entope os poros. E, é claro, limpar caprichadamente o rosto no final do dia, antes de ir para a cama, com um bom demaquilante ou lenços umedecidos. No caso do protetor solar, cujo uso diário é obrigatório para quem não quer ficar com a pele envelhecida, o ideal é adotar os de consistência leve, não-comedogênicos e oil free.

Pele oleosa - Acontece em pessoas que produzem mais secreções sebáceas e sudoríparas e que, por isso, têm a pele mais espessa, úmida e brilhante. Como os poros são dilatados, isso facilita o aparecimento de cravos e espinhas.

Pele seca - Sofre com pouca hidratação natural, tem espessura fina e aparência mais opaca. E é seca porque as glândulas sebáceas e sudoríparas não enviam muita quantidade de líquido para a superfície da pele. Isso também favorece o aparecimento - muitas vezes precoce - de rugas. Por ser mais fina, a pele seca é mais propensa a alergias e irritações.

Pele mista - É resultado de um desequilíbrio na hidratação e na produção das glândulas sebáceas. Com isso, a pele fica mais oleosa na chamada zona T (testa, nariz e queixo); já nas outras regiões do rosto, ela fica seca e desidratada. Como é mais fininha, essa pele tem tendência a apresentar rugas precoces e descamação.

Pele normal - Apresenta elasticidade normal e níveis de oleosidade na medida certa. Os poros praticamente nem aparecem e é raro apresentar cravos e espinhas. Está sempre lisa e macia e não apresenta irritações.

Pele sensível - É aquela que apresenta coceira e ardência como reações ao uso de medicamentos e cosméticos e também à exposição ao sol. Por ser fina e frágil, a pele sensível precisa de cuidados e produtos especiais. Quem tem pele clarinha tem mais facilidade para apresentar o problema.

0 comentários:

Postar um comentário